fbpx
Notícias

WordPress 5.8

Finalmente lançada a versão 5.8 do WordPress – “Tatum”, em homenagem ao famoso pianista de Jazz Art Tatum, pelo que deixamos aqui as principais novidades.

 

Gestão de widgets com blocos

Após meses de trabalho árduo, o poder dos blocos chegou ao editor de blocos dos widgets e ao Personalizador. Agora pode adicionar blocos em áreas widgets em todo o seu site e pré-visualizar através do Personalizador. Isto abre novas possibilidades de criar conteúdo: desde pequenos layouts sem código até à vasta biblioteca de blocos do core e de terceiros.

 

Apresentação de conteúdos com novos blocos e padrões

O bloco de Loop de consulta permite-lhe mostrar conteúdos com base em parâmetros especificados, como um loop PHP sem código. Mostre facilmente conteúdos de uma categoria específica, para fazer coisas como criar um portefólio ou uma página com as suas receitas favoritas. Como um bloco dos últimos artigos mas mais complexo e poderoso! Além disso, as sugestões de padrões tornam mais fácil do que nunca criar uma lista de conteúdos com o design pretendido.

 

Edição dos modelos dos conteúdos

Pode utilizar o conhecido editor de blocos para editar modelos para o seu conteúdo; basta activar um tema de blocos ou um tema que inclua esta funcionalidade. Alterne entre a edição dos seus conteúdos e das suas páginas, tudo isto enquanto utiliza o seu editor de blocos. Há mais de 20 novos blocos disponíveis em temas compatíveis.

 

Visão geral da estrutura da página

Por vezes é necessária uma landing page simples, mas outras vezes é preciso algo um pouco mais robusto. À medida que os blocos aumentam, os padrões emergem, e a criação de conteúdos torna-se mais fácil, são necessárias novas soluções para tornar os conteúdos complexos fáceis de navegar. A vista de lista é a melhor maneira de saltar entre os conteúdo e blocos dentro de outros blocos. Uma vez que a vista de lista dá uma visão geral de todos os blocos no seu conteúdo, agora pode navegar rapidamente até ao bloco de que necessita. A postos para se concentrar no seu conteúdo? Ligue ou desligue esta vista para se adequar ao seu fluxo de trabalho.

 

Padrões sugeridos para blocos

A partir desta versão, a ferramenta de transformação de padrões irá sugerir padrões de blocos com base no bloco que está a utilizar. Pode experimentar desde já no bloco de Consulta e no bloco de Ícones de redes sociais. À medida que forem adicionados mais padrões, poderá obter inspiração sobre como personalizar o estilo do seu site sem nunca abandonar o editor!

 

Estilo e cor das imagens

Dê cor às suas imagens e blocos de capa com filtros bicolores! O efeito bicolor dá cor aos seus designs e dá estilo às suas imagens (ou vídeos no bloco de capa) para se integrar bem com os seus temas. Pode pensar no efeito bicolor como um filtro a preto e branco, mas em vez de as áreas escuras serem em preto e as áreas claras em branco, pode escolher as suas próprias cores para as áreas escuras e claras.

 

Para os programadores explorarem

Theme.json

Introdução às Gobal Styles API e Global Settings API: Controle as opções do editor, ferramentas de personalização disponíveis, e os estilos dos blocos com um ficheiro theme.json no seu tema activo. Este ficheiro de configuração permite activar e desactivar funcionalidades, bem como definir os estilos por omissão para o site e para os blocos. Se criar temas, pode experimentar esta primeira iteração de uma nova e útil funcionalidade.

 

Fim do suporte para Internet Explorer 11

O suporte para Internet Explorer 11 terminou com esta versão. Isto significa que poderá ter problemas de gestão do seu site que não serão resolvidos no futuro. Se estiver de momento a utilizar o IE11, é altamente recomendado que mude para um navegador mais moderno.

 

Suporte para WebP

O WebP é um formato de imagens moderno que permite uma compressão melhorada com e sem perdas para imagens na web. As imagens WebP são, em média, cerca de 30% mais pequenas do que os seus equivalentes em JPEG ou PNG, resultando em sites mais rápidos e que utilizam menos largura de banda.

 

Suporte para blocos adicionais

De modo a aumentar o suporte de blocos já implementados no WordPress 5.6 e 5.7, o WordPress 5.8 introduz novas possibilidades de suporte de blocos e novas opções para personalizar os seus blocos registados.

+ info

Ebook Grátis

10 razões para escolher WordPress no desenvolvimento de um novo website

Artigos relacionados

this.functional no YouTube

jpfigueira

WordPress 5.7

jpfigueira

CTT Expresso para WooCommerce 3.2.2

jpfigueira